domingo, 13 de outubro de 2013

Teoria do reparo de DNA

Introdução ao DNA

   Antes de falarmos sobre reparo de DNA, entender um pouco sobre essa molécula é fundamental para compreender os seus reparos.
   O DNA é uma molécula simples, porém grande. É formado por quatro estruturas semelhantes: adenina(A), citosina(C), guanina(G) e tinina(T). Esses são nucleotídeos formados a partir de um açúcar, a desoxirribose, ligada a um grupo fosfato e uma base.
   Com base nessa estrutura, podemos imaginar o DNA parecido com uma escada-caracol, onde os degraus seriam as bases nitrogenadas e o corrimão seria formado pelo complexo de açúcar-fosfato de cada uma dessas bases.


Reparo de DNA

   Toda molécula de DNA possui um mecanismo de reparação que evita que ocorram erros no momento da sua duplicação.
   Existe uma serie de agentes físicos como luz ultravioleta (UV) e químicos que com o passar dos anos provocam lesões nessa molécula. Caso não sejam removidos essas lesões podem levar à morte celular.
   O mecanismo capaz de remover lesões desenvolvidos pelo organismo é denominado reparo de DNA.
   Veja alguns tipos de reparo de DNA conhecidos:
  •  Reparo por excisão de bases
  •  Reparo por excisão de nucleotídeos
  •  Reparo por recombinação


Reparo por excisão de bases (BER)

   Este processo é conduzido pelas enzimas DNA glicolase que reconhecem os produtos de citosina e adenina contidos no DNA gerando uracila e hipotamina. Esse tipo de reparo tem início com a ação de DNA pela quebra da ligação N-glicosil a qual mantém a base nitrogenada associada com o esqueleto de açúcar-fosfato. Após a retirada da base gera-se no DNA um sítio apurínico ou apirimidínico que será reparado no AP.


Reparo por excisão de nucleotídeos (NER)

   Repara vários tipos de lesão, até mesmo dímeros de ciclobutil pirimidina e dímero 6-4 de piridimidina induzidos pela radiação ultravioleta (UV). As enzimas chaves formam um complexo denominado endonuclease de excisão ABC (UVrA, UVrB, e UVrC). Ao se ligar no DNA no sítio de lesões causada pelo agente físico o complexo ABC cliva a fita contendo a lesão duas vezes, em cada lado. A lesão é removida do DNA como parte de um resíduo de 12 a 13 oligonucleotídeos.


Reparo por recombinação

   Se por um acaso durante a replicação cromossomal uma forca de replicação encontrar uma lesão antes da ação do reparo por excisão ou da ação do sistema de fotoliase a DNA polimerase irá parar a replicação no dímero encontrado. Esta região será então reparada por recombinação entre dúplexes de DNA na forca de replicação.


No envelhecimento


   A atuação do DNA durante nossa vida, ocorre através de sua expressão. Esta molécula é responsável pela formação de substâncias extremamente importantes para o corpo humano como enzimas, anticorpos, hormônios e outras. Vários estudos constatam uma perda progressiva da capacidade de reparação do DNA, no decorrer da idade. Este processo é acompanhado também por diminuição dos níveis de proteína, havendo então menos sensibilidade da proteína no DNA lesado, aumentando as chances das células desenvolverem fenótipos cancerosos.
   Envelhecer é um processo natural da vida, as células do corpo ficam mais sensíveis, porém manter umas boa alimentação e praticar exercícios físicos são fundamentais para aumentar a qualidade de vida, diminuir a probabilidade de adquirir doenças e envelhecer de maneira saudável.




Fontes:



Postado por: Maria Carolina Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário