domingo, 6 de outubro de 2013

Apoptose - Parte 2

Envelhecimento relacionado à apoptose 

A teoria biológica de envelhecimento molecular-celular diz que o processo de envelhecimento envolve a interação de mecanismos molecular, celular e sistêmico. Este princípio possui dois pontos que estão intimamente relacionados à apoptose e o açúcar: Glicosilação/ligações cruzadas e morte celular.

O envelhecimento causa alterações na qualidade das proteínas. A glicosilação é um dos fatores que contribuem para esse processo. Os produtos da glicosilação com proteínas estão em equilíbrio na maioria das proteínas contidas no plasma e nas células. Porém, quando há a reação entre eles, os AGE'S (Advanced Glycosylation End-products - produtos finais de glicosilação avançada) são produzidos. Estes são responsáveis pelas ligações cruzadas que, quando feitas entre proteínas de colágeno, auxilia na perda de elasticidade dos tecidos.

No processo de envelhecimento, alterações na função da mitocôndria são observadas, como diminuição da ação do transporte de elétrons, aumentos da liberação de caspases e na produção de EROS (espécies reativas de oxigênio). Estas células lesadas são resistentes à apoptose e se acumulam, comprometendo as funções do tecido ao qual ela pertence. O desequilíbrio entre o processo apoptótico e a multiplicação celular pode colaborar para o envelhecimento e o surgimento de neoplasias.


Imagem que ilustra o processo apoptótico






Fontes:

Postado por: Lilian Siboney Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário