quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Restrição Calórica


   Existem diversas pesquisas e estudos que conseguem relacionar uma dieta de restrição calórica com longevidade ou prevenção do envelhecimento.
   O envelhecimento é um processo inflamatório microscópico de células e o consumo elevado e continuo de calorias leva ao organismo a produzir mais substancias inflamatórias naturais. Dessa forma, uma dieta de baixas calorias é essencial para retardar os efeitos do envelhecimento, pois quanto menos calorias ingerirmos menor vai ser a produção de radicais livres, resultando num desaceleração do envelhecimento.
   Um exemplo disso é a diabetes.O nosso organismo tem o metabolismo trabalhando nunca ou poucas vezes, em excesso.Assim os condicionamentos para o desenvolvimento de resistência a insulina reduzem diante de uma alimentação regrada de glicídios e lipídios.
   A pouco conhecer sobre a influencia da dieta de redução calórica,contudo ,estudos conseguem comprovar que uma dieta de redução de calorias proporcional efeitos benéficos contra fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, arteriosclerose, insuficiência, hipertensão, doença auto imunes, cânceres e diabetes.
   A alimentação saudável e equilibrada deve ser mantida a longo prazo para surtir o efeito esperado, porém observou-se alguns pontos negativos de indivíduos com essa dieta...
   Houve uma diminuição na densidade mineral óssea total do quadril e da coluna lombar dos pessoas que realizaram a dieta a base de restrição calórica.
  Como não foi comprovado definitivamente qual o percentual de diminuição no consumo de calorias, e todos os estudos são complexos , é preciso esperar conclusões mais especificas para adotar este método.




Fontes:
http://idmed.terra.com.br/saude-de-a-z/saude-do-idoso/como-deve-ser-a-alimentacao-dos-idosos.html
http://envelhecimentobiobio.blogspot.com.br/2008/10/comer-menos-para-viver-mais.html
http://envelhecimento97unb.blogspot.com.br/2013/07/restricao-calorica-e-o-envelhecimento.html


Postado por: Maria Carolina Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário