sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Desnutrição



A desnutrição é caracterizada pelo desequilíbrio entra as necessidades do sujeito e o aporte de nutrientes. É provocada por uma dieta inapropriada, dificuldade na ingestão, absorção e utilização dos nutrientes. É frequente em idosos, pois com o avançar da idade, o consumo de alimentos por dia diminui. Muitas vezes é confundida com os sintomas e sinais do envelhecimento, agravando o estado nutricional do idoso.

Diversos aspectos, como, mudanças fisiológicas, sociais, econômicas e psicológicas fazem com que o idoso esteja no grupo de risco de desnutrição. Fatores psicossociais, tais como a perda de amigos, do cônjuge, isolamento social, depressão e dependência de terceiros também contribuem para esta doença. O uso de numerosos medicamentos interfere no consumo, digestão, absorção e utilização dos nutrientes. Com uma dieta inadequada, o idoso dá início a um ciclo vicioso: má alimentação - doença.


Alguns parâmetros são usados para indicar a desnutrição em idosos: uma perda de peso involuntária que gira em torno de 5% em 1 mês, 7,5% em 3 meses e 10% em 6 meses; peso baixo para a altura; IMC inferior a 22 kg/m2 e ingestão alimentar insuficiente.


Para que a desnutrição seja evitada recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em fibras, com baixa concentração de gordura e açúcares, consumo de oito copos de água por dia e suplementação de minerais e vitaminas, principalmente D e B12, caso seja necessário.



Fonte: http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_artigos/83.pdf

Postado por: Lilian Siboney Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário