sábado, 7 de dezembro de 2013

Melhor Dieta


   Os elementos que compõe a dieta do idoso não são muito diferente dos elementos que compõe a dieta dos grupos mais jovens de pessoas, porém, conforme a idade aumenta, o risco de debilidade e problemas de saúde aumentam e a alimentação é o melhor meio de combater estes problemas.
   A dieta do idoso é composta pelos macronutrientes: carboidratos, proteínas e lípidos, e micronutrientes: vitaminas e minerais.

CARBOIDRATOS: Devem corresponder a aproximadamente 55% a 60% do valor energético total ingerido pelo idoso, dando preferencia aos carboidratos complexos pois são veículos de importantes vitaminas e fibras dietéticas que beneficiam o transito intestinal, amenizando o quadro de constipação apresentado por um numero relativamente grande de indivíduos idosos.

FIBRAS : A presença das fibras alimentares na dieta do idosos em quantidades adequadas é de suma importância pois ajudam na redução das concentrações plasmáticas de colesterol, na modificação da resposta glicêmica e no bom funcionamento de intestino grosso.

PROTEÍNAS: As atuais recomendações dietéticas, sugerem uma ingestão apropriada de 0,8g de proteína de alto valor biológico por quilograma de peso ao dia, para idosos saudáveis. Este valor expressor arca de 12% a 15%. O consumo proteico adequado justifica-se por manter o balanço de nitrogênio em equilíbrio, diminuindo, principalmente, o desgaste, o desgaste do tecido muscular magro, observando com o avanço da idade.

LIPÍDEOS : A manutenção e promoção de saúde na velhice exigem cuidados básicos no controle da ingestão de lipídeos. A recomendação é de ate 25% a 35% da ingestão total de calorias diárias. Dando enfase na redução de ingestão de gordura saturada.

VITAMINAS: Alimentos fontes de vitamina antioxidantes como tocoferóis, carotenoide e vitamina C, são importantes pois atuam como um tampão contra o dano celular. Deve-se ter uma preocupação com a ingestão de vitamina A, porque muitas vezes elas são deficientes na dieta dos adultos mais velhos. A vitamina D também é importante pois ajuda a cicatrizar as lesões da pele.

MINERAIS: aumentar a ingestão de potássio, magnésio e cálcio são importantes, pois o envelhecimento produz alterações que afetam a necessidade de nutrientes essenciais.




  
  Para completar uma alimentação saudável e a piramide alimentar do idoso é preciso praticar exercícios físicos, meditações e beber bastante água para manter a hidratação do corpo, pois ela é um elemento essencial em quase todas as funções corporais. "E lembre-se sempre uma boa alimentação resulta numa melhor qualidade de vida."






Fontes: 
Livro: Nutrição da Gestação ao Envelhecimento (Márcia Regina Vitolo)


Postado por: Maria Carolina Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário