sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Ingestão de Minerais e Vitaminas Recomendada para Idosos

Com o avançar da idade, diversas alterações fisiológicas acometem as necessidades de ingestão diária de nutrientes. Doenças crônicas, uso de medicamentos e modificações endócrinas, gastrointestinais, renais e musculares podem diminuir a absorção e utilização dos micronutrientes contidos nos alimentos.

O metabolismo do cálcio está diretamente relacionado com a osteopenia e osteoporose. A absorção deste mineral é reduzida no longevo e sua suplementação pode ser recomendada, principalmente para mulheres na pós-menopausa, de baixo peso e sedentárias. A ingestão diária recomendada é de 1,0 e 1,2 g/dia.



O selênio é conhecido por minimizar os danos causados pelos radicais livres. Sua ingestão diária deve ser de 55 microgramas/dia. A deficiência de cromo ocasiona a intolerância a glicose em idosos. Os homens devem ingerir 35 microgramas/dia e, as mulheres, 25 microgramas/dia. No processo de envelhecimento, há um gradual aumento das concentrações de ferro e cobre. A falta destes ocorrerá se alguma patologia acometer o idoso.


Alimentos ricos em selênio
Alimentos ricos em cromo



Alimentos fontes de cobre

Há uma ingestão inadequada de vitamina C por parte dos idosos. A suplementação, quando necessária, auxilia na cicatrização de feridas e da úlcera de decúbito. Os homens devem ingerir 90mg/dia e as mulheres 75mg/dia.


Acredita-se que a vitamina A é um dos únicos nutrientes que não precisam ser repostos ao envelhecer, uma vez que a absorção desta vitamina pelo trato gastrointestinal se torna mais eficaz, e o seu catabolismo é reduzido. A ingestão diária recomendada para homens é de 900 microgramas/dia e para mulheres 700 microgramas/dia.




A deficiência da vitamina D é preocupante me idosos. O consumo insuficiente somado a má absorção ocasiona osteomalácia e aumenta os riscos de fratura. Pessoas entre 51 e 70 anos devem ingerir 10mg/dia. Para aqueles com mais de 70 anos, 15mg/dia.



Normais concentrações de vitamina E aumentam a função imune e diminuem o risco de infecções nos idosos. Deve-se ingerir 15mg/dia. Já a vitamina K é essencial para a produção de fatores participantes da cascata de coagulação sanguínea. Sua deficiência ocorre pelo uso de alguns medicamentos (salicilatos, alguns antibióticos), flora bacteriana, altas quantidades de vitaminas A e E. A ingestão diária para os homens é de 120 microgramas/dia e, para as mulheres, 90 microgramas/dia.





Fonte: http://www.fmrp.usp.br/cg/novo/images/pdf/conteudo_disciplinas/nutricaonoidoso.pdf

Postado por: Lilian Siboney Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário