sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Teoria telomérica do envelhecimento

   Os telômeros são estruturas que estão localizadas na extremidade dos cromossomos, protegendo-os de danos como os ocorridos pela ação das nucleases (enzimas que quebra ligações entre os nucleotídeos), conservando a integridade dos cromossomos.


    Há várias enzimas que garantem o funcionamento dos telômeros, entre elas a telomerase cuja função é repor os telômeros nas extremidades dos cromossomos após as divisões celulares.  Essa enzima possui uma extremidade proteica e outra de RNA com nucleotídeos complementares aos dos telômeros, quando se encontram a fita de nucleotídeos da enzima e do telômero se pareiam e conforme a telomerase se desloca sobre ele novos nucleotídeos teloméricos surgem, assim a camada protetora dos cromossomos é reposta possibilitando novas duplicações celulares. Por um lado essa ação é importante e benéfica para a vida já que impede o envelhecimento precoce, mas por outro ela pode ser muito danosa como nos casos cancerígenos em que a telomerase é reativada permitindo que as células cancerosas se proliferem.


   O envelhecimento celular deve-se a paralisação da divisão celular e a cada duplicação os telômeros são reduzidos e inibem novas divisões, pois há chances que não ocorra de forma normal, saudável devido à pequena quantidade de proteção que são os telômeros, acarretando a senescência celular. Portanto, essa teoria leva em consideração que quando os telômeros são reduzidos e não são repostos pela telomerase que é reduzida com o tempo, a célula não se duplica mais o que leva ao envelhecimento.



Fontes:
- http://www.buscasaude.com.br/ortomolecular/telomeros/
- http://envelhecimento95.blogspot.com.br/2012/05/telomeros-telomerase-e-ovelha-dolly.html
- http://envelhecimento97unb.blogspot.com.br/2013/06/telomeros.html


Postado por Kássia Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário