quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Articulações

Os ossos unem-se uns aos outros através de articulações, estruturas de tecido conjuntivo, que podem ser classificadas como diartrose (que permite grandes movimentos) e sinartroses (permitem movimentos limitados ou não permitem).


 Nas diartroses os ossos são unidos por ligamentos, por uma cápsula articular que delimita a cavidade onde estará o líquido sinovial e cartilagens. A cartilagem é um eficiente amortecedor dos impactos mecânicos devido à estrutura de sua matriz, proteoglicanas (glicosaminoglicanos + proteínas) que formam agregados e se ligam eletrostaticamente a moléculas de água e quando há um impacto nessa articulação a água sai da cartilagem e migra para o líquido sinovial, quando a pressão desaparece a água é atraída para a cartilagem, especificamente para entre das glicosaminoglicanas. Esse movimento nutri a cartilagem com a passagem de nutrientes do líquido sinovial e oferece resistência e absorção de choques pela articulação.


A cartilagem é sintetizada pelos condrócitos que são regulados por substancias que controlam os mecanismos de produção e regeneração desse tecido, atuando na síntese de proteoglicanas, e de degradação cujos responsáveis são os metaloproteases, enzimas dependentes de zinco. Quando se envelhece as cartilagens articulares vão se tornando mais delgadas devido ao aumento da produção das metaloproteases e ao não aumento dos seus inibidores.  Essas enzimas funcionam alterando a estrutura das proteoglicanas diminuindo a agregação entre elas, levando a uma diminuição também na hidratação do tecido e consequentemente na sua resiliência e capacidade de absorver impactos dificultando a realização de movimentos e as dores articulares devido ao atrito entre um osso e outro nos casos de total desgaste da cartilagem.

O açúcar pode causar dor nas articulações. Quando há uma alta ingestão de açúcar há um aumento na insulina e hormônios de estresse no organismo e esse aumento na corrente sanguínea desencadeia um processo de inflamação que pode causar dor e estresse nos órgãos e articulações. A dor é um modo de o seu corpo comunicar que ali existe uma inflamação. Portanto diminuir a ingestão de carboidratos pode diminuir as dores nas juntas.



Fontes:
- http://envelhecimentounb94.blogspot.com.br/2011/10/cartilagens-e-articulacoes-no.html
- Junqueira e Carneiro, Histologia Básica 10ª edição, capitulo 08.
- http://www.organicexcellence.com/we-Sugar_Inflammation_and_Joint_Pain.php


Postado por Kássia Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário