domingo, 24 de novembro de 2013

Teoria mitocondrial do envelhecimento

As mitocôndrias são as organelas celulares responsáveis pela respiração celular. A mitocôndria é uma das principais fontes de antioxidantes ligados ao envelhecimento. Varias espécies reativas de oxigênio são gerados na cadeia de transporte de elétrons que ocorre na mitocôndria.


O envelhecimento é causado pelo acumulo de lesões no genoma e pela redução de seus reparos, e  esta relacionado à diminuição das funções mitocondriais, levando a produção de radicais livres.
Os radicais livres do oxigênio são moléculas que apresentam elétrons desemparelhados e que são capazes de reagir com estruturas celulares.
 Durante a replicação do DNA mitocondrial podem ocorrer erros no pareamento das bases nitrogenadas, esses erros junto com lesões oxidativas no DNA mitocondrial podem estar relacionados com o processo de envelhecimento celular.

Estudos propõem que lesões no genoma mitocondrial levam a formação de radicais livres pela cadeia respiratória que causam mais lesões no DNA mitocondrial. Essas lesões são acumuladas durante a vida do individuo, elas alteram o metabolismo mitocondrial reduzindo a produção de ATP e predispõe a célula ao envelhecimento.



Fontes:


Postado por: Letícia Wanzeller

Nenhum comentário:

Postar um comentário