terça-feira, 19 de novembro de 2013

Memória

   A nossa memoria tem função de receber informações, mantê-las  e recuperá-las quando necessário. O envelhecimento diminui a agilidade dos processos cognitivos . 
Pessoas acima de 60 anos tem menor habilidade para armazenar novas ideias. Estados psicológicos alterados  também alteraram a memória.


    

   Não há uma grande perda de neurônios durante o envelhecimento ,mas existe a  diminuição do número de sinapses, e da velocidade. O envelhecimento causa uma perda de células em uma pequena região na parte do cérebro que leva a uma queda na produção de um neurotransmissor chamado acetilcolina, que é responsável pela memoria. 

Hipocampo

   O hipocampo, assim como outras partes do sistema límbico, trocam sinais com todo córtex cerebral, ele é uma estrutura importante para a fixação da memória recente, se localiza na base do lobo temporal do córtex cerebral. O hipocampo, perde 5% de seus neurônios a cada década, por isso a dificuldade de aprender e lembrar acontecimentos recentes, o próprio cérebro encolhe e fica menos atuante conforme o envelhecimento.



   Mas nem tudo esta perdido, estudos mostram que a atividade física ajuda a aumentar o tamanho do hipocampo.

Memoria e Insulina

 Estudos mostram que pessoas que possuem  Alzheimer tendem a ter  diabetes tipo 2,mas o contrario também vem sendo mostrado.Pacientes com  Alzheimer tem seus receptores de insulinas perdidos, os neurônios dos pacientes são mais resistentes à insulina.

 Nos pacientes com Alzheimer, os oligômeros (substancias toxicas) se ligam aos neurônios tendo ação de  radicais livres, fazendo a perda das funções normais, o paciente que é tratado com insulina, tem em seus neurônios as sinapses preservadas e ficaram totalmente  ativos.




Fontes :

Postado por Letícia Wanzeller


Nenhum comentário:

Postar um comentário